Lei N° 10.741 de 1º de outubro de 2003: é instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos .
Público Alvo: Idosos
Duração: Tempo Indeterminado
Duração dos Encontros: Encontros toda terça - feira, com duração de 2 horas.
Pessoal Envolvido: Será executado em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Faria Lemos - MG, Terceira Idade, Corporação Musical José Ferreira, Sociedade São Vicente de Paulo, Grupo São José, AA, COPASA, Apostolado da Oração, EMATER, BANCO BRADESCO, Câmara Municipal, Polícia Militar, Pastoral da Criança, Comércio Local,Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Pessoas da Comunidade.
Local: CRAS, Telecentro, Parque de Ginástica da Praça José Ferreira, Terceira Idade, Centro Cultural.
Justificativa: Na nossa sociedade, ser velho significa, na maioria das vezes, é estar excluído de vários lugares sociais.O idoso muitas vezes sofre preconceitos na sociedade e é visto como um ser que necessita de cuidados e sem voz ativa. Essa é uma visão equivocada, visto que, nessa fase da vida, as pessoas tendem a ser mais criativas, mais críticas e são ainda muito produtivas. Este projeto surgiu ao pensarmos em como poderíamos estar inserindo o idoso na sociedade sem que ele seja visto como um Ser cheio de preconceitos, manias, mas sim um Ser atuante cheio de vida.
Fizemos um projeto voltado para a questão da valorização do idoso na sociedade, conduzindo-o de forma saudável para que seja atrativo e possa despertar interesse na clientela que queremos conduzir, para que possam lidar com questões surgidas no dia a dia e saibam como enfrentá-las.
Pretende-se através deste projeto: Promover sociabilidade, o envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo o isolamento do idoso, bem como seu asilamento. Para que tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação e defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.
Fazer valer, na prática, o Estatuto do Idoso, onde assegura a efetivação do direito à vida, às saúde, à alimentação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Objetivo:
• Proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de experiências;
• Estimular a participação do idoso desenvolvendo atividades educativas, culturais e recreativas;
• Desenvolver atividades que proporcionem valorização pessoal e melhoria da auto-estima;
• Estimular ações que reforçam a visão dos idosos enquanto cidadãos ativos;
• Investir em prevenção para redução das incapacidades e potencializar o envelhecimento ativo;
• Despertar a consciência do grupo para os benefícios gerados pela adesão das atividades desenvolvidas;
• Identificar a problemática enfrentada pelos idosos por meio de atendimento individualizado;
• Envolver demais membros familiares tendo em vista proporcionar compreensão do processo de envelhecimento;
• Estimular aspectos cognitivos: atenção, coordenação, memória e percepção;
• Estimular a integração com a comunidade.
. Resgatar da melhor idade a convivência social prazerosa através das atividades recreativas, ginásticas, relaxamento e danças contribuindo-os a ter uma melhor qualidade de vida.
Atividades:Dança, esporte, folclore, viagens, oficinas de ( pintura, fuxico, crochê ), atividades corporais, bingo, Poemas e músicas (dramatizações e parodiando),receitas, trabalhos feitos com argila, jornalzinho, trabalhos feitos com sucatas.
Atividade de Educação Física: Ministrado pelo professor ( ) com atividades referentes a alongamento que melhora a flexibilidade,
favorece a expressão corporal, respiração, fortalece a auto-estima,
melhora o equilíbrio e a coordenação motora geral do idoso.
Capacidade de Atendimento: Até 20 idosos
Período: manhã
Frequência: Uma vez na semana.
Recursos Humanos: 01 (um) técnico do CRAS, estagiário de Serviço Social ou Psicologia, profissionais da Saúde, profissionais da Educação, Pessoas da Comunidade.
Atividades gratuitas: Durante o projeto serão oferecidos os seguintes cursos e oficina:
- Curso de Fuxico;
- Bordado em Ponto Cruz;
- Curso de Pintura;
- Sucatoteca;
- Curso de Crochê;
- . Aula de educação artística: ( tema: Datas Comemorativas);
- Curso de Informática:( ministrado pelo professor Jonas Abreu no Telecentro com apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Faria Lemos -MG), visando passar aos idosos conceitos básicos e introdutórios de
informática, tendo como objetivo proporcionar aos participantes a
aproximação do mundo informatizado.Dia: Quinta - feira das (13:00 às 14:00 - 10 idosos) - ( 14:00 às 15:00 - 10 idosos).
Total que serão atendidos: 20 idosos.
- Palestras Sócio-educativas
- Saúde da Mulher;
- DST´s / Aids;
- Estruturação Familiar;
- Educação Familiar;
- Importância da Vacinação;
- Política Nacional do Idoso;
- Primeiros Socorros;
- Cuidados com Idosos;
- Cuidados com Hipertensos;
- Cuidados com Diabéticos;
- C.A Colo do Útero e Próstata;
- C.A Mama Feminina e Masculina;
- Depressão;
- Medo;
- Auto – Estima;
- A Família dos novos tempos;
- Alcoolismo;
- A Família e a Escola.
• Centro de Referência da Assistência Social
Praça José Ferreira, 02 – Antiga Estação - Centro
Telefone: (32) 37491399
CRAS- Faria Lemos - MG
email: crasoliveira@gmail.com
Iniciando o Projeto Terceira Idade em Harmonia
Primeira Ação: Reunião Terça - feira dia 31/01/2012 com as entidades e Pessoas que faz diferença na nossa Comunidade.
- Colocar em pauta os objetivos que queremos alcançar e que é de suma importância tê-los como parceiros neste projeto.
- Estande da EMATER;
- Estande da Secretaria da Saúde ( medindo pressão e orientando os idosos);
- Sorteio de brindes patrocinados pelos parceiros do projeto;
- Som patrocinado pela Prefeitura Municipal de Faria Lemos - MG
- Bingo de um frango recheado doação do parceiro ( Getúlio da Oficina);
- Participação da COPASA fornecendo água;
- Sorteio envolvendo as ( manicures,Cabeleireiro, maquiadores)
Ações a ser feita e recurso a ser utilizado para o Grande Encontro dia 14/02/2012:
Observação: Colocamos com tema para recebê-los Carnaval e Primavera, datas estas, significantes que traz muitas energias positivas cheias de cores e alegria.
Observação: Colocamos com tema para recebê-los Carnaval e Primavera, datas estas, significantes que traz muitas energias positivas cheias de cores e alegria.
- Carro patrocinado pela Prefeitura de Faria Lemos - MG para divulgar o grande evento: recurso utilizado (computador para digitar os convites e folha de ofício e impressora com tone com tinta para imprimir).
- Pedir aos Agentes da Saúde para estar visitando os idosos e entregar o convite:(recurso utilizado: Computador para digitar os convites pequenos, folha de ofício e impressora com tone com tinta para imprimir);
- Confeccionar cordão de carnaval para cada idoso: ( recurso utilizado: barbante, canudinho, agulha(doação da Lála), tesoura, plástico fino da cor Vermelha para representar(Amor, Dedicação, Carinho), TNT cor Amarela para representar (Luz, Fé, Sabedoria, Bondade, Entusiasmo,Vigor).
- Pedir brinde aos parceiros, comércio e pessoas da comunidade: (recurso utilizado: papel de presente para embrulhar os brindes, durex, fitilho);
- Confeccionar enfeites para colocar nas mesas: (recurso utilizado: Garrafa pet, TNT vermelho, roupa velha para fazer fita para laço, color set de várias cores para confeccionar flores, palito de churrasco, 08 tubo de cola quente, pistola, areia para colocar nos potinhos);
- Pegar areia para colocar nos potinhos (enfeites) que ficará nas mesas;
- Fichas para entrevistar os idosos enumeradas: recurso utilizado( folha de ofício, computador, impressora com tone com tinta para imprimir);
- Ata para os parceiros assinar e demais presentes: ( recurso utilizado: Livro de Ata; caneta);
- TNT (doações de parceiros) para confeccionar toalhinhas para as mesas;
- Gravar marchinha de carnaval para colocar no dia:( recurso utilizado: CD, computador);
- Pedir doação de cartelas de bingo;
- Bingo: ( recurso utilizado: Lápis de cor para oferecer aos idosos para marcar o bingo);
- Pedir a Neia ( parceira da Banda José Ferreira), as pedras de bingo e 20 mesas com 4cadeiras;
- Pedir a Neia para cantar o bingo.( recurso utilizado: microfone e caixa de som);
- Imprimir o Projeto para cada estagiária e prepará-las para estar recebendo os idosos com carinho:(recurso utilizado:computador, folha de ofício, impressora, tone com tinta para imprimir);
- Pentes, Pentes Finos, Shampoo, Creme, Toalha, Lixas (para o momento em que estarão em ação os profissionais:cabelereiro, manicure, maquiadores);
- Chapéu de Carnaval e Colar para cada profissional do Projeto usar ( recurso utilizado: Pegar emprestado os chapéus, e os colares fazer a mais pensando nos profissionais);
- Pasta ( encapar com papel camurça, enfeitar com flor vermelha, colocar o nome do Projeto), dentro da pasta colocar a poesia feita pelo Senhor Quito. Homenagem que iremos fazer a esse homem com olhar poético que caminha com graça fazendo graça por onde passa, valorizando vidas, amores, cores, a cidade onde mora.
Estimativa-100 idosos
OBSERVAÇÃO:
- Todas as ações, inclusive o bingo não terá fins lucrativo, visando apenas entretenimento para os idosos, então mediante a isso espero contribuições de todos.
